Curso:
Elaboração de Planilha de Preço e Custos

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E ESTIMATIVA DE PREÇOS NOS SERVIÇOS CONTINUADOS

O curso destina-se a preparar todos os profissionais que elaboram ou analisam planilhas de preços de serviços continuados, ensinando-os o passo-a-passo de como calcular o custo dos serviços oferecidos, incluindo encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais.Curso elaborado de acordo com as IN 02/08, 07/11, ambas do MPOG, , Lei Complementar nº 123/06, atualizada pela Lei Complementar nº 147, Lei Complementar nº 128/08 e Lei nº 12.506/11 e demais jurisprudências do TCU e CNJ.

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Objetivo

Capacitar os prestadores de serviços continuados e servidores públicos a elaborar, analisar e fiscalizar o correto preenchimento e elaboração das planilhas de custo, nos termos da lei e da jurisprudência, a fim de evitar prejuízos e outras consequências prejudiciais quer para a iniciativa privada, quer para a pública.

Público-Alvo

Empresários, dirigentes comerciais, analistas financeiros, pregoeiros, membros de comissão de licitação, fiscais de contratos, contadores, estudantes e todos aqueles que trabalham com elaboração de preço de serviços continuados e/ou analisam e fiscalizam as planilhas encaminhadas pelos licitantes ou contratados.

Dinâmica do Curso

O presente curso realiza-se com a formação de conhecimento teórico, utilizando-se os mais modernos conceitos pedagógicos, tais como recursos audiovisuais, explanação de casos concretos e exemplos práticos e exercícios.

Conteúdo Programático

Módulo 1 –  O Planejamento da contratação, Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços.

  • A elaboração de Planilhas de Composição de Custos;
  • Mão de obra, salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias;
  • Composição da Remuneração (salário, adicional de periculosidade, adicional de insalubridade, adicional noturno, hora noturna adicional, adicional hora extra e intervalo intrajornada).

Módulo 2 – Benefícios Mensais e Diários

  • Transporte;
  • Vale Refeição;
  • Assistência Médica e Familiar;
  • Seguro de Vida (morte);
  • Seguro de Vida (invalidez);
  • Auxílio Funeral.

Módulo 3 – Insumos Diversos

  • Uniformes;
  • Equipamentos (incluindo equipamento de proteção individual – EPI);
  • Materiais Consumíveis

Módulo 4 – Encargos Sociais e Trabalhistas

  • Previdência, SESI/SESC, SENAI/SENAC, INCRA, Salário Educação, FGTS, Seguro Acidente do Trabalho e SEBRAE;
  • 13º Salário;
  • Afastamento Maternidade;
  • Custo de Rescisão (custo de referência do aviso prévio indenizado, multa rescisória do aviso prévio indenizado, custo de referência do aviso prévio trabalhado e multa rescisória do aviso prévio trabalhado);
  • Custo de Reposição do Profissional Ausente 

Módulo 5 – Custos Indiretos, Tributos e Lucro.

  • Composição dos custos indiretos;
  • Definição do lucro operacional;
  • Formas de tributação das pessoas jurídicas e sua influência na planilha de custos: Lucro Real, Lucro Presumido, empresa enquadrada no Simples Federal – LC n° 123/2006 e LC nº 128/2008;
  • Compreendendo os tributos indiretos incidentes no custo dos serviços: PIS, COFINS e ISS;
  • O tratamento do  IRPJ e da CSLL e seu impacto na exequibilidade do preço;
  • BDI – Benefícios e Despesas Indiretas nas atividades de prestação de serviços continuados – Possibilidade de utilização;
  • Polêmica da operacionalização da Conta vinculada.

Módulo 6 – Exercícios

Currículo do Palestrante

Marlon Moreira:

Especialista em Administração Pública, out/2012 CEPERJ. MBA em Engenharia de Software (interrompido) 2011 UFRJ.  Especialista em Engenharia Econômica, dez/2000 UERJ.  Engenheiro em Sistemas e Computação, dez/1999 UERJ.  Técnico Industrial em Edificações – nível médio, dez/1991 CEFET/RJ. Desde 2003 UERJ Rio de Janeiro- RJ – Analista de Sistemas (concursado). Diretor do Departamento de Licitações e Contratos da UERJ, desde 2012. Coordenador de Informática na DAF, desde 2010. Diretor de Desenvolvimento de Sistemas, de 2008 a 2009. Coordenador Técnico de Licitações e Contratos, no início de 2008. Desenvolvedor do Sistema Acadêmico da UERJ, de 2003 a 2007. Pregoeiro e Presidente de Comissão Permanente de Licitações desde 2003.

1995–2003 UERJ Rio de Janeiro – Agente de Administração Universitária (concursado). Serviços administrativos na área de licitações públicas. Membro e Presidente de Comissão Permanente de Licitações. Pregoeiro, capacitado desde 2001.

1992–1994 Construtora Presidente RJ – Técnico de nível médio em Edificações

Representação em Licitações. Planejamento de obras. Orçamento de obras e serviços de engenharia. Acompanhamento técnico de obras

Cursos já ministrados:

  • Elaboração de Planilha de custos – 24h – desde 2010
  • Terceirização de serviços continuados – 16h – desde 2010
  • Fiscalização de obras e serviços de engenharia – 24h – desde 2009
  • Elaboração de termo de referência e elaboração de edital – 16h – desde 2009
  • Curso integrado de normas e procedimentos em vigor sobre licitações e contratações com o serviço público – 24h – desde 2009
  • Gerência e fiscalização de contratos – terceirizações e compras – 24h – desde 2009.

Artigo: Remuneração justa dos encargos sociais na terceirização, Fundação Estadual de Estatística, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro – CEPERJ.

OBS: Em caso de impossibilidade do citado professor, outro professor, com qualificação equivalente, poderá ser enviado à critério da proponente.

Carga Horária

16h

Local e Data

14 e 15 de dezembro de 2017

R. Conselheiro Saraiva, nº 28 , 10º and, Centro – RJ

Investimento

Investimento:

    • de R$ 1.800,00 por R$ 1.260,00 (30% OFF).
    • Parcelamento em até 18x pelo site.

  • Empresas ou órgãos com cinco ou mais inscritos desconto de 10%, no pagamento à vista, por transferência, boleto ou nota de empenho.

O valor da inscrição inclui:

Material didático completo, coffee-breaks e certificado de participação e mais o livro Pregão Eletrônico Eficaz: como realizar contratos econômicos e eficientes.

Importante:

Cancelamentos efetuados a menos de cinco dias úteis do início do curso, devem ser prontamente comunicados. Caso contrário, a cobrança será feita e gerada uma nota de crédito a ser utilizada em outro curso.

Não serão restituídos os valores pagos pelos faltosos ao evento, sem a prévia justificativa dentro do prazo especificado acima. Todas as solicitações deverão ser feitas por escrito através do e-mail: cursos@recconsulting.com.br.

A RC Consulting reserva-se ao direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o palestrante por motivo de força maior.

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